top of page

0320. Recordar




Disse-me um dia o meu avô que o seu avô também se chamava Alturas, que falecera quando tinha apenas 2 anos e que dele não guardava qualquer memória.

Recordo que o meu avô a ele se referia como pessoa de bem porque o seu pai assim lhe dissera.

Tenho ainda hoje memória bem viva do meu avô… do ser extremadamente protetor da sua única filha e sobretudo bastante amigo do seu único neto… o neto que neste preciso momento evoca a sua memória.

O local onde fisicamente hoje se encontra, eu sei… sei porque lá vou com regularidade e é precisamente o mesmo local onde, agora, também se encontra o meu pai.

Recordo-o, não apenas por ser o meu avô, mas por ser o melhor avô do mundo!... tal como agora recordo o meu pai… porque também ele foi o melhor pai do mundo!


Daqui por uns anos ninguém se recordará deles… ninguém saberá deles… não serão sequer memória de alguém… tal como eu no futuro, não serei de ninguém…


Futuramente, outras pessoas por aqui estarão, vivendo no local onde agora vivo, onde agora escrevo a memória de alguém que por aqui esteve…

Nenhuma dessas pessoas de mim terá memória; nenhuma se lembrará de mim porque nem sequer saberão que existi… nem sequer saberão que por aqui fui feliz… e muito menos do meu pai, do meu avô, ou do avô do meu avô que por aqui passaram e possivelmente também terão sido muito felizes.


Daqui por uns anos serei apenas parte da história da terra, tal como todos os nomes e todas as formas de vida…

Daqui por uns anos todos seremos memória do presente dos que por cá estarão…

Deste mundo, apenas levamos o que agora somos, o que agora vivemos!...


Importa, pois, que, em tempo útil, tenhamos a perceção da importância do Agora… e não nos limitemos apenas a recordar o passado ou a projetar um hipotético futuro que poderá nunca chegar…


A vida é demasiado curta e preciosa para ser desperdiçada com crenças fúteis e inúteis, com lutas, guerras e ganâncias sem sentido…

A vida é simplesmente desfrutar o dia a dia… e superar a mágoa dos momentos menos bons…

Vida que perdura na memória dos que cá estão enquanto memória tiverem dos que já foram…

Vida que perdura na memória das palavras…


Bem sei que “recordar é uma traição à Natureza”


Tal como a memória, a “natureza de ontem não é Natureza”, não é nada!


“O que foi não é nada, e lembrar é não ver.”




Autor: Carlos Silva
 Data: 2022-11-26
 Imagem: Internet
 Obs.:
 Direitos reservados.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page