top of page

0328. "Serviço religioso"



Um amigo comentou numa das minhas publicações…


“Não acreditam, mas usam os serviços religiosos!”


“Serviços religiosos”?!... que serviços religiosos?!


Fui realmente “batizado”!...

Fui batizado quando ainda não tinha consciência nem capacidade de decisão, sem que nunca, ninguém, me tivesse perguntado se aceitava ou não tal “serviço religioso”.

Na realidade, ainda hoje não consigo entender a utilidade deste “serviço”, mas entendo perfeitamente o seu propósito económico e a sua finalidade de marcação de identidade católica para efeitos estatísticos de um Estado laico, que, no meu caso, e decerto no de muita gente, não só não corresponde à verdade, como viola completamente os princípios da minha racionalidade.

Felizmente que tal “serviço” e toda a doutrinação infantil que envolve o cerimonial católico, não é vinculativo e não me impediria de continuar a raciocinar livremente como agora mesmo o faço. Raciocinando logicamente e sendo livre como sou, como poderia ser, ter ou pertencer a alguma religião?!


Casei realmente numa igreja!...

Casei numa igreja e usufrui de mais um “serviço religioso”, que como todos os serviços, foi muito bem pago, em dinheiro vivo, livre de impostos e sem direito a qualquer fatura!

Casei numa igreja porque nasci e cresci neste meio ancestralmente católico… mas também o podia ter feito num salão de festas ou num estádio de futebol sem a presença do prestador do serviço… ser-me-ia indiferente uma vez que apenas me importava a união e a respetiva celebração.

Casei numa igreja porque os familiares, também eles manipulados por este sistema, assim o desejaram e entendi que não valia a pena contrariar a sua vontade… -um autêntico pecado se o fizesse!


Vou realmente a funerais!…

Vou também a este “serviço religioso”!…

Vou a este “serviço” como forma de despedida e homenagem a amigos e familiares…

Acompanho alguns cortejos fúnebres até ao cemitério onde vou com alguma regularidade por lá se encontram os meus avós e o meu pai que recentemente faleceu… pelo respeito que me merecem e sobretudo pelo que me ajudaram a ser o que sou.


Não sou frequentador de “missas” …

Não sou frequentador deste “serviço religioso”, mas confesso que já assisti a alguns…

Recordo uma "missa" na companhia da Luísa e sogra, pela “alma” (memória!) do meu sogro e de mais uma dúzia de pessoas cujos nomes completos seriam pausadamente mencionados aos familiares presentes que a ordenaram e pagaram.

Durante a celebração deste “serviço”, ser-me-ia solicitado dinheiro por 4 vezes!...

Uma vez para a missa… duas para uma bolsinha durante a celebração… e mais outra à saída para “ajudar as alminhas”, que só o padre saberá quais!…

Um fiel paroquiano poderá pagar aproximadamente um total de 20 € por este “serviço religioso” que consistiu numa pequena palestra acompanhada de leitura do nome dos defuntos e algumas passagens mais suaves da Bíblia.


Qual a utilidade destes "serviços religiosos?!

Cada um que pense o que entender…

Casamentos, cerimónias fúnebres e festas populares são heranças culturais perfeitamente naturais e sempre existiram em qualquer sociedade…

A religião deturpou e apropriou-se dos seus valores associando-os a celebrações religiosas sustentadas em “serviços religiosos” cujo objetivo principal é, obviamente, extorquir dinheiro aos seus rebanhos. Dinheiro para alimentar a igreja católica e manter acesa a chama da sobrevivência à custa da ignorância dos mais pobres e desfavorecidos.



Autor: Carlos Silva
 Data: 2023-02-01
 Imagem: Internet
 Obs.:
 Direitos reservados.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page