0427. Comunicar
- carlosagora
- 24 de ago.
- 2 min de leitura

Comunicar não é, hoje, uma tarefa fácil… não deixando de ser um desafio estimulante e um prazer sem limites!
Somos eminentemente sociais… precisamos partilhar e dar a conhecer a quem nos rodeia o que realmente pensamos e sentimos.
Comunicar exige preparação…
É preciso definir claramente o tema e o objetivo do que pretendemos alcançar para que não restem dúvidas sobre a mensagem a transmitir.
É preciso saber a quem nos dirigimos… quais os interesses, as necessidades para que possamos ir de encontro às suas expetativas.
É preciso sorrir… o sorriso criar empatia e despertar a audiência… o sorriso é a primeira palavra do orador!
Comunicar exige método…
É preciso definir uma abertura… a frase que sintetize e desperte o interesse inicial.
É preciso que a mensagem seja simples, clara, concisa e direcionada ao público… por forma a que assimilada de forma fácil e rápida…
Discursos muito longos e monótonos tendem normalmente a cansar e desinteressar o público… por isso convém ser o mais breve possível.
É preciso um rigoroso e apropriado uso da linguagem, com respeito pelas regras gramaticais, por forma a transmitir uma imagem positiva.
É muito importante que o tom de voz seja firme e confiante, com pausas e silêncios, com articulação das palavras e sobretudo que o vocabulário seja adequado ao momento da comunicação.
É preciso olhar as pessoas nos olhos, cativar, espicaçar o interesse e entusiasmo de acordo com as suas emoções e reações…
Dúvidas ou questões… convém estar sempre aberto a esclarecer… e se no momento não souber, adie a resposta correta para mais tarde.
É preciso apresentar sempre uma síntese ou conclusão das principais ideias desenvolvidas.
É preciso corrigir o erro… e sobretudo muita prática!
Comunicar não é, hoje, uma tarefa fácil… mas também não é uma missão impossível!
Autor: Carlos Silva
Data: 2024-02-15
Imagem: Internet
Obs.:
Direitos reservados
Comentários